Objetivos da apologética

Resultado de imagem para razao e fé

Fortalecer a própria fé - muitos crentes nos dias de hoje sentem sua fé abalada quando o cristianismo é submetido a ataques. Muitos carregam desnecessariamente dúvidas e questionamentos mal resolvidos.

Essas dificuldades podem atrapalhar seu viver cristão (louvor, adoração, inseguranças, etc.). Quanto mais soubermos quão inabaláveis são os fundamentos da nossa fé, mais motivos teremos para louvá-lo! Não é menos espiritual que nos empenhemos em aprofundar nossos conhecimentos, mesmo que em outras áreas, se isso nos leva a glorificá-lo...

Francis Schaeffer narra um episódio em que, depois de um de seus seminários onde ele ministrou apologética para líderes cristãos, ele recebeu os cumprimentos de um velho e humilde pastor. Ele esperava ouvir algum comentário positivo quanto ao aprendizado do conteúdo avançado, mas suas surpreendentes palavras foram: obrigado por me dar mais motivos para adorar o meu Deus.

Ajudar a fortalecer a fé dos nossos irmãos em Cristo: como membros do Corpo de Cristo, temos o dever de fortalecer a fé uns dos outros. A instrução mútua é imprescindível em uma igreja sadia.

Cl 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Remover barreiras intelectuais dos descrentes - informações e convicções equivocadas podem estar impedindo pessoas de se chegarem a Deus através do Senhor Jesus.

O Senhor Jesus confiou aos crentes a missão de proclamar verdade para o mundo.

Os céticos podem ter diversas posturas: escarnecer, ridicularizar, se auto afirmar (soberba), etc. Mas eles podem manifestar questões e dúvidas sinceras que são barreiras à compreensão e aceitação dos princípios da fé evangélica.

A missão da apologética é demonstrar que a fé cristã pode ser incorporada por uma pessoa sem que a mesma cometa um suicídio intelectual. As bases do cristianismo sobrevivem imaculadamente por investigações e análises de qualquer natureza (porque estamos falando a Verdade).

Nossa fé é racional, e a apologética se emprega de argumentos lógicos para facilitar o acesso pelos descrentes, e em alguns casos até desacreditar os inimigos da cruz de Cristo que influenciam negativamente outros contra a Verdade.

A apologética, obviamente, é uma ferramenta indispensável nas mãos do evangelista. Mas, além disso, a apologética é muito importante para estabelecer e fortalecer o crente na sua fé. Contra as influências das filosofias do evolucionismo, materialismo, comunismo, humanismo, pós-modernidade, ocultismo, e as demais religiões do mundo.

É bem fácil o crente ficar confuso até ao ponto de ser enganado por uma seita. Alguns abandonaram a sua fé por falta de respostas às dúvidas levantadas pelos seus mestres. A apologética, portanto, tem um papel especial na vida dos jovens crentes que vão estudar numa faculdade secular. Por todas essas razões, a Igreja não pode deixar de ensinar apologética.

Ela (apologética) nunca substitui a oração nem a ação do Espírito Santo. Quem opera a salvação é Deus - os argumentos devem fazer parte do processo de evangelização. O método que Deus definiu para nós é o de apresentar verbalmente (pregar) a mensagem do evangelho, e essa mensagem tem que ser entendida - aprovada pela razão - pelos que a recebem.

É esse o lado positivo da apologética: comunicar com clareza o evangelho à geração atual, de forma que esta possa, entendendo-o, crer. Pessoas diferentes demandam maior ou menor intensidade na argumentação. Deus ama a todas elas. Somos seus instrumentos para alcançá-las. O convencimento final é do Espírito Santo. Derrubar os argumentos somente não é suficiente. Não os derrubar, pode deixar barreiras que podem ter consequências fatais.

Comentários

MAIS VISTOS

O “já” e o “ainda não” do Reino

Como ler livros, de Mortimer Adler & Charles Doren

Técnica e Tecnologia: uma discussão filosófica